Logística reversa na indústria, o que é isso?
Não é novidade que cada vez mais, o meio ambiente vem dando alerta de que precisa de maiores cuidados.
Consumimos demais, produzimos muito lixo e pouco tem sido realizado para promover maior sustentabilidade e preservação da terra, da fauna, da flora e de todos os demais recursos naturais.
Fato é que, as indústrias usam muitos recursos e com esta preocupação com relação ao meio ambiente, é que novas práticas e condutas têm sido desenvolvidas para trazer maiores seguranças e garantias.
É por isso que a logística reversa tem sido tão bem utilizada e requisitada nos ramos industriais.
Portanto, a logística reversa se trata de um conjunto de providências e ações destinadas a coletar e viabilizar restituições de resíduos sólidos nos setores industriais, seja para reaproveitamento desses ou ainda para destinar os resíduos e materiais em locais adequados.
A logística reversa é obrigatória?
Se de alguma forma, sua indústria atua com alguns dos seguintes produtos que iremos listar logo abaixo, de acordo com a Lei de número 12.305 de agosto de 2010, sua atenção deve ser redobrada, pois sim, a logística reversa é obrigatória.
E quais seriam esses produtos?
- Baterias e/ ou pilhas;
- Agrotóxicos;
- Pneus;
- Óleos lubrificantes, resíduos e/ ou embalagens;
- Produtos eletroeletrônicos e componentes associados;
- Lâmpadas fluorescentes, de mercúrio, de vapor de sódio e de luz mista.
E como a logística reversa funciona?
No processo de pós-venda, o produto deve retornar a sua cadeia de distribuição, antes mesmo de ter sido utilizado pelo consumidor ou ainda que tenha pouco tempo de uso.
Isso ocorrerá sempre que o produto apresentar defeitos ou em situações de erros de pedido, assim, o produto poderá passar por nova vistoria e, havendo reparos e melhorias, poderá ser comercializado novamente.
Já no processo de pós-consumo, o produto que foi adquirido, é descartado pelo seu consumidor. Chegando ao fim de sua vida útil, a empresa deve receber esses produtos, peças ou insumos para que sejam destinados a um ciclo de reciclagem, desmanche ou de reintrodução no mercado, caso seja possível e indicado.
E por que a logística reversa é importante para as indústrias?
Com a política da logística reversa introduzida e praticada em sua indústria, você só tem a ganhar pontos, visto que age com uma Política Nacional de Resíduos Sólidos, gerando maior bem-estar à comunidade, sociedade, população, ao planeta e a saúde de todos, preservando também o meio ambiente.
Assim, ao assumir a ação de descartar e reciclar os itens, sejam eles produtos, máquinas, peças ou demais itens, você demonstra ter preocupação e responsabilidade social, buscando gerar maior sustentabilidade e equilíbrio em muitos sentidos.
Esse tipo de atitude, além de gerar uma boa imagem à marca do seu negócio, ou seja, da sua indústria, promove também, ações positivas aos consumidores, gerando empatia daqueles que apoiam a natureza e que admiram boas ações sociais.
Portanto, um dos métodos para destacar sua indústria como parceira do mundo, é com essas e outras práticas, que além de gerar economia, ainda traz uma visibilidade de consciência e proveito para todos.
Mas ainda há muitos outros pontos nos quais podemos ajudar, portanto, venha conversar com nossa contabilidade para indústrias!
Fonte:
Quero montar uma empresa
0
0
votos
Classificação do artigo