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Entenda as obrigações da empresa na demissão de funcionários

Demissão De Funcionários A Solução Definitiva Para Fazer Isso De Forma Rápida, Fácil E Segura - Contabilidade em Joinville - SC | Dunzer - Entenda as obrigações da empresa na demissão de funcionários

Em caso de demissão de funcionários, entenda quais são as obrigações da empresa

Confira aqui quais responsabilidades uma empresa possui na hora de realizar a demissão de funcionários

A demissão de funcionários é um processo delicado que envolve uma série de obrigações legais e trabalhistas por parte da empresa.

Além do aspecto emocional, que pode afetar tanto o empregador quanto o empregado, há também o aspecto financeiro, que pode impactar o fluxo de caixa e o planejamento da organização.

Neste artigo, vamos explicar quais são as principais obrigações da empresa quando decide demitir um funcionário.  

Também vamos dar algumas dicas de como conduzir esse processo de forma ética e respeitosa, evitando conflitos e problemas judiciais.

Quais são os tipos de demissão de funcionários?

A Consolidação das Leis do Trabalho prevê, de modo geral, dois tipos de demissão de funcionários: a demissão por justa causa e a demissão sem justa causa. 

Cada uma possui suas próprias normas e consequências tanto para a empresa quanto para o trabalhador.

Demissão por justa causa 

A demissão por justa causa ocorre quando o funcionário comete uma falta grave que viola o contrato de trabalho ou a lei. 

Nesse caso, a empresa tem o direito de rescindir o vínculo empregatício sem pagar a multa de 40% sobre o saldo do FGTS, nem liberar o saque do fundo ou o seguro-desemprego.

Alguns exemplos de motivos que podem gerar uma demissão por justa causa são:

A empresa precisa comprovar a infração realizada pelo colaborador, seja por meio de testemunhas ou registros… Além disso, deve comunicar a demissão por justa causa ao empregado por escrito, especificando o motivo.

Na demissão por justa causa, o funcionário tem direito a receber apenas o salário, férias vencidas, e o décimo terceiro salário proporcional.

Demissão sem justa causa 

A demissão sem justa causa ocorre quando a empresa decide encerrar o contrato de trabalho sem que o funcionário tenha cometido uma falta grave. 

Nesse caso, a empresa deve pagar a multa de 40% sobre o saldo do FGTS, além de liberar o saque do fundo e o seguro-desemprego, se o empregado tiver direito.

Não é obrigatório apresentar a justificativa, no entanto, o colaborador deve ser notificado com pelo menos 30 dias de antecedência, ou pagar o valor correspondente ao aviso prévio.

Em uma demissão sem justa causa, o colaborador tem o direito de receber::

Como conduzir o processo de demissão

A demissão de funcionários é uma situação delicada, que pode gerar sentimentos negativos tanto para o empregador quanto para o empregado. Por isso, é importante conduzir esse processo de forma ética e respeitosa, seguindo algumas boas práticas, como:

Confira também sobre outros assuntos: 

A gestão contábil pode te ajudar durante o processo de demissão

Existe uma forma da gestão contábil ajudar, que é através do BPO Contábil.

Resumidamente, isso implica na delegação dos serviços contábeis para uma agência especializada. E esses serviços podem incluir também admissão e demissão de funcionários.

A Dunzer tem mais de 50 anos de experiência no mercado e fornece BPO contábil. A expertise adquirida ao longo desse tempo irá fazer a diferença na gestão de sua empresa.

Então não perca tempo, tenha a melhor gestão para a sua empresa!

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Entenda as obrigações da empresa na demissão de funcionários
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Demissão de funcionários: como fazer isso de forma ética e respeitosa, sem perder a confiança da equipe
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DUNZER ORGANIZACAO CONTABIL
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